quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Plano de Ação Global: Objetivos do desenvolvimento do milênio


Igualdade para Negros e Brancos é um dos objetivos para o Brasil

                                                                       Elenice Semini


A ONU estima que a população mundial seja de sete bilhões de pessoas e poderá chegar a dez bilhões até 2050. Haverá recontagem (Censo demográfico) em 156 (cento e cinquenta e seis) países, de sua população nos próximos dois anos. Os números são um alerta de que este aumento demográfico demandará maior consumo de energia, comida, moradia, infraestrutura. 
 
Como distribuir esses direitos de forma igualitária? Como combater a Fome e a Pobreza? Como reduzir a miséria no mundo?  
Todos os dias mais de 925 milhões de pessoas vão se deitar com fome; dentre elas, 300 milhões são crianças. Nos próximos anos, mais da metade delas podem ser salvas da má nutrição, de acordo com a Força Tarefa sobre a Fome do Projeto do Milênio das Nações Unidas. A Força Tarefa identificou 313 áreas no mundo que necessitam de ação prioritária.
“Segundo Assessoria da FAO (Organização Para Alimentação e Agricultura), os governos deveriam investir mais na agricultura, expandir as redes de segurança alimentar, e iniciar o mais rapidamente possível, os programas de assistência social, reforçando dessa forma, as atividades que possam gerar renda para áreas rurais e urbanas mais pobres de cada país. Para a entidade é fundamental que os países criem mecanismos adequados para lidar com situações de crise, para que possam proteger as populações mais pobres, as mais vulneráveis”.
A Organização das Nações Unidas em setembro de 2000, promoveu, a Assembléia do Milênio, que reuniu chefes de Estado e de governo: 191 delegações, debatendo questões mundiais e decidiram por aprovar a Declaração do Milênio, na qual reconheceram que o mundo já possui tecnologia e conhecimento para resolver a maioria dos problemas enfrentados pelos países pobres. A comunidade internacional solidariamente decidiu compartilhar ações,  para solução das graves questões,  adotando um plano de ação global.
FORÇAS-TAREFAS: 
Temáticas reuniu esforços de mais de 250 (duzentos e cinqüenta) especialistas de todo o mundo, incluindo cientistas e pesquisadores, formuladores de políticas, representantes de Ongs, Banco Mundial, Agências da ONU, FMI e o setor privado, que desenvolveram pesquisas em suas áreas de perícia sobre: Fome, Educação, Igualdade de Gênero, Saúde Infantil e Saúde Materna, AIDS, Acesso a Medicamentos Essenciais, Malária, Tuberculose, Meio Ambiente, Água, Moradores de Assentamentos Precários, Comércio, Ciência Tecnologia e Inovação. Estudos que resultaram recomendações para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. 
RECOMENDAÇÕES DA FORÇA TAREFA 
Partir do compromisso político para a ação por meio de um intenso trabalho de conscientização aumento de recursos, maior consciência pública e amplo monitoramento.
Reformar políticas e criar um ambiente propício para êxito das recomendações propostas.
Elevar a produtividade agrícola de pequenos lavradores que se esforçam para produzir alimento suficiente para sua subsistência.
Melhorar a nutrição de grupos vulneráveis que padecem de fome crônica
Reduzir a vulnerabilidade dos que sofrem de fome aguda por meio de redes de segurança produtivas.
Fazer os mercados trabalharem para os pobres com o objetivo de impulsionar a renda daqueles que se esforçam para pagar pelo alimento.
Restaurar e conservar os recursos naturais essenciais para a segurança alimentar.
A Força Tarefa sobre a Fome desenvolveu uma ampla diversidade de recomendações acreditando que, cada país, região ou comunidade pode escolher a combinação certa de intervenções mais apropriadas às suas necessidades e circunstâncias.
METAS DO MILÊNIO
Plano de Ação Global que prioriza várias metas definidas nas conferências mundiais, e tem como objetivo um conjunto de programas para desenvolvimento e, a erradicação da pobreza e da fome, doenças, analfabetismo, desigualdade de gênero, degradação ambiental, especificamente em países em desenvolvimento. Objetivos do Milênio (ODM) ,  que foram adotados pelos estados membros das Nações Unidas, que recomenda esforços  de alcançá-los até 2015, com finalidade de efetivação das propostas do Plano de Ação Global.O projeto tem como meta identificar:  quantas mães necessitam de acesso a clínicas médicas, quantas crianças necessitam de imunização, quantos professores devem existir em cada distrito, quantas bombas de água devem ser instaladas,  como reabilitar bairros degradados no nível das comunidades, utilização de terrenos públicos desocupados para a construção de habitação a baixo custo, fornecimento de refeições gratuitas nas escolas a todas as crianças entre outras Ações de Impacto Rápido, que contribuirão para melhorar decisivamente o bem estar de milhões de pessoas e possibilite a realização dos Objetivos, com a destinação de recursos adequados. 
OBJETIVOS DO MILÊNIO
1. Erradicar a extrema pobreza e a fome
2. Atingir o ensino básico universal
3. Promover a igualdade entre os sexos e a valorização da mulher
4. Reduzir a mortalidade Infantil
5. Melhorar a saúde das gestantes
6. Combater a AIDS, a Malária e outras doenças
7. Garantir a qualidade de vida e respeito ao meio ambiente
8. Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento
OBJETIVOS DO BRASIL
1. Erradicar a extrema pobreza e a fome
2. Atingir o ensino básico universal
3. Promover a Igualdade de gênero e a autonomia das mulheres
4. Reduzir a mortalidade infantil
5. Melhorar a saúde materna
6. Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças
7. Garantir a sustentabilidade ambiental
8. Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.
9. Garantir que as melhorias obtidas na luta pelo cumprimento dos objetivos do milênio promovam igualdade de condições para negros e brancos.
OBJETIVOS DO MILÊNIO SEM RACISMO 
Não adianta melhorar apenas as estatísticas gerais sem oferecer condições iguais a todas as etnias. A ONU a partir de 2006 recomendou um nono objetivo para o Brasil. Tal meta foi denominada de “Os Objetivos do Milênio Sem O Racismo” e será levada em conta na analise dos resultados finais da campanha. Será considerado cumpridos os 8 (oito) objetivos principais se, em 2015 negros e brancos estiverem em condições iguais.
Ações governamentais que possibilitem o empoderamento da população negra historicamente e secularmente discriminada e marginalizada serão analisadas nos resultados finais da campanha.
O Movimento Social Negro (produziu/produz há décadas pesquisas/conferências/seminários/debates sobre o racismo e seus efeitos que permeia a sociedade brasileira), institutos de pesquisas e entidades: IPEA, IBGE, BANCO MUNDIAL, ONU, UNICEF, LAESER indicam a exclusão social do negro, e a necessidade de adoção de ações afirmativas para combater e reduzir desigualdades de raça e cor.  
A conquista das metas indica a construção de um Brasil mais igual, soberano, solidário e justo.
Autoridades governamentais com suas ações políticas, e milhões de voluntários no mundo, devem irmanar-se para cumprimento das Metas definidas pela ONU, por um mundo mais justo e solidário.   
 
Fonte/pesquisa Millenium Project http: http://www.pnud.org.br/milenio/

Compendio para Sustentabilidade
http://www.institutoatkwhh.org.br/compendio/?q=node/19

Nenhum comentário: