quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Cidadania


Aline da Silva Freitas

Cidadania é uma palavra que possui diversos conceitos, os quais foram sendo construídos e modificados no decorrer do tempo. Atualmente seu conteúdo é muito amplo e envolve, entre outros elementos, viver em sociedade e nesta ter direitos e deveres.
Um bom conceito que de maneira simples exemplifica isso é o desenvolvido por um adolescente chamado João Pedro Mello, segundo ele a cidadania é “participar”. Ele explica que “se todos fazem parte de uma mesma comunidade, todos devem colaborar para um bem comum...”
Você mesmo sem perceber participa no cotidiano de muitas pessoas. A participação citada neste texto é na sua família, no seu bairro, na sua escola e etc. Esse “participar” pode ser de muitas formas e ter muitos resultados.
O que você tem feito para melhorar o convívio e participação na vida das pessoas que você encontra nesses meios? O que as pessoas têm feito por você? Você sabe quais são seus direitos e deveres? As crianças e adolescentes têm direitos e deveres?
São muitos e aqui neste espaço sobre tais direitos e deveres serão postados diversos textos, para que você conheça um pouco mais o que diz a lei, o que está sendo feito para que a lei seja cumprida e o que você pode fazer para colaborar com isto.
Para começar um estudo sobre cidadania, além das informações que serão fornecidas neste Blog, pode o leitor pesquisar dois pequenos livros que são muito bons!
O primeiro é o “O que é cidadania”, de Maria de Lourdes Manzini Crove, da Editora Brasiliense. Este livro está incluso em uma Coleção denominada de “Primeiros Passos”, trazendo noções introdutórias para os interessados no relevante tema da Cidadania.
O segundo é o “Direitos humanos e cidadania”, de Dalmo de Abreu Dallari, Editora Moderna. Nesta obra, o autor demonstra a relação entre a cidadania e os direitos humanos, além de anexar a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Vale muito a leitura!

Lembre-se: você muda a vida das pessoas e elas mudam a sua vida.


Nenhum comentário: