quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Você faz parte do meio?

                                                                                 Hellen Macedo
Cada um de nós tem diversos papéis sociais – somos irmão, pai, mãe, filho, amigo, trabalhador, aluno, professor, comprador, vendedor... Enfim, é como se fôssemos vários seres em apenas um, dependendo das várias relações que temos com outras pessoas.
Mas acontece que não somos apenas seres sociais. Somos seres socioambientais. Isso porque nenhum dos nossos papéis sociais pode ser desempenhado sem o meio ambiente. E, é nesse papel mais amplo de seres humanos que precisamos cultivar o constante exercício de olhar sistêmico para tudo o que nos cerca.
É importante saber que, à medida que nos afastamos do meio natural em que vivemos, nos afastamos também de nós mesmos como indivíduos e como parte da sociedade. Dessa grande verdade surgem várias questões que trataremos nesse canto do Blog Cidadania 10. E aí, estamos falando mesmo dessa relação tão importante, delicada e interdependente que nós seres humanos temos com o meio em que vivemos.
Sabemos que dificilmente no corre-corre diário alguém percebe a relação sistêmica que todas as suas atitudes têm com as questões ambientais. Um exemplo muito simples é o ato de sentar-se à mesa para fazer uma refeição.
Afinal, de onde vêm os alimentos que estão no seu prato? Quem trabalhou para produzi-los? Como eles foram transportados até a cozinha da sua casa? Se eles ficaram na geladeira por um tempo, de onde vem a energia necessária ao eletrodoméstico? Se eles foram cozidos, com o que se produziu as panelas? E, de onde vem o gás?
Bem, poderíamos continuar com uma lista infindável de perguntas e certamente todas elas teriam uma resposta relacionada ao meio ambiente e à sociedade – é necessário terra e água para produzir alimento; alguém precisa dedicar seu tempo e força de trabalho nessa atividade; é necessário combustível para abastecer o meio de transporte que irá levar os alimentos de um ponto ao outro; é bastante provável que a energia elétrica disponível na tomada da sua cozinha venha da força das águas de um rio; foi necessário minério para produzir as panelas e o gás de uma fonte natural para cozinhar a comida!
Viu só? Uma simples refeição sua, seja ela um sanduíche ou uma bela macarronada, tem muita relação com outras pessoas e com o meio ambiente do qual você faz parte.
Fato é que nós seres humanos não vivemos em estufas. E tem mais: gostamos de ser livres. Contudo, precisamos ter a coragem de reconhecer nas manifestações de todas as nossas atitudes que não somos a única espécie viva nesse planeta e, mais que isso, nós precisamos ter a sensibilidade de respeitar todas as formas de vida que habitam esse espaço comum chamado Planeta Terra.
Abra sua cabeça para o reconhecimento sistêmico das suas relações com os outros e com meio ambiente. Afinal, tudo está interligado!
Permita assim que seu comportamento em relação a esse mundo mude pra melhor. Assuma a sua cidadania socioambiental!

Nenhum comentário: