quinta-feira, 21 de março de 2013

"Não é justo que uma criança palestina cresça sem um Estado seu", diz Obama



Em um esperado discurso para universitários israelenses em Jerusalém, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta quinta-feira 21 que a Palestina merece ter um Estado. O democrata foi mais incisivo ao pedir um esforço pela paz entre os dois lados, mas ressaltou seu comprometimento com a manutenção da segurança de Israel.

“Não é justo que uma criança palestina cresça sem ter um Estado seu e viva com a presença de um exército estrangeiro que controla os movimentos de seus pais todos os dias”, disse. E completou: “Não é justo quando a violência de colonos contra palestinos fica impune. Não é correto evitar que os palestinos plantem em suas próprias terras; restringir a habilidade de um estudante de se mover em Jerusalém Ocidental, ou retirar famílias palestinas de suas casas.”

Em sua primeira viagem oficial a Israel, Obama ainda afirmou que os assentamentos israelenses em território palestino “são contraproducentes à causa da paz”, embora não tenha insistido para que fossem interrompidos. “Assim como os israelenses construíram um Estado em sua tera natal, os palestinos têm o direito de ser um povo livre em sua própria terra.”

O democrata também pediu para que os jovens israelenses se colocassem no lugar dos palestinos.“Tentem ver o mundo com os olhos deles.”

Encontro com Mahmud Abbas

Pela manhã, Obama se encontrou com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, em Ramallah. Na reunião, ressaltou que a solução para a paz entre Israel e a Palestina com a criação de dois Estados “continua a existir”. “Com base nas conversas que tive com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e com o presidente Abbas, acredito que a possibilidade de uma solução de dois Estados continua a existir”, disse em coletiva ao lado de Abbas.

Fonte: Carta Capital

Nenhum comentário: