terça-feira, 26 de março de 2013

Aynaw "olhar para o futuro" , miss Israel 2013

               Yityish Aynaw,  ou simplesmente Titi, vencedora do concurso miss Israel 2013
                                  
Aynaw chegou a Israel a partir da Etiópia,  quando ela tinha 12 anos de idade.A rainha da beleza, já trabalhou como assistente de vendas desde que deixou o exército, admitiu que foi dificil assimilar a sociedade isarelense. Apesar da expressiva presença em Isarel , aproximadamente 100 000 etíopes, a comunidade é marginalizada, em alguns momentos rabinos questionam a autenticidade de sua fé judaica. 

Nada intimidou a guerreira Aynaw, durante a competição perante os jurados do concurso declarou: "É importante que um membro da comunidade etíope vença a competição pela primeira vez. Há muitas comunidades diferentes, de muitas cores diferentes em Israel,  é  importante mostrar isso ao mundo."

Martin  Luther      King é meu herói

Miss Israel 2013, tem entre seus heróis Martin Luther King, o líder da luta pelos direitos civis da população negra dos EUA e do mundo: "Ele, Luther King lutou por justiça e igualdade, e isso,  é um dos motivos pelos quais estou aqui. Eu quero mostrar que a minha comunidade tem belas qualidades, as quais não são representadas nos meios de comunicação."

Vivendo em Israel, Aynaw não aceitou adotar um nome hebraico como muitos imigrantes africanos têm feito. "Eu nasci doente, mas minha mãe acreditava que eu tinha um futuro", revelou ao The Tablet, explicando que seu nome em amárico (aramaico falado na etiópia) - a lingua semita mais falada, segunda no mundo depois do árabe, significa "olhar para o futuro".

´Fonte: The Guardian





Nenhum comentário: