quinta-feira, 25 de julho de 2013

Jornada Mundial da Juventude Rio 2013

Historiadores observam acentuado sentido político e social nos discursos do Papa Francisco

O historiador Oswaldo Munteal, destacou também a fé nos jovens que o papa transmite em seus discursos, embora cobrando que esses jovens “botem também fé no Cristo. O caminho é de mão dupla”. Para o professor, o papa está deixando claro que os jovens podem expor suas ideias por meio de manifestações, mas que esses devem ser posicionamentos feitos dentro da ordem política.

Outro ponto de destaque nas mensagens do papa é a postura antidrogas, avaliou o professor. O discurso, repetido em duas ocasiões no país, aponta que a discussão em torno da liberalização das drogas, que está ganhando espaço na América Latina, não resolve o problema. A Igreja se posicionou contrária a essa política.


Uma mensagem do papa Francisco apontada como importante pelo historiador Oswaldo Munteal é a “limpeza” que ele está fazendo dentro da Igreja Católica, incluindo casos de agressões, de violação dos direitos humanos em relação aos próprios eclesiásticos. “O que o papa está dizendo é o seguinte: eu quero também ver na sociedade a faxina que nós estamos fazendo internamente. Acho que isso serve para a discussão da ética, que está tão em voga, mas de uma maneira em que o papa não se indispõe com os governos locais”. Ao contrário, disse, os discursos do papa têm sido feitos no sentido de reforçar os governos locais.

Fonte: Agência Brasil

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/07/1316803-analise-fala-do-papa-vai-na-contramao-de-dilma.shtml

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/07/1316880-cerca-de-1-mi-de-fieis-foram-ver-o-papa-em-copacabana-estima-organizacao.shtml

Papa alerta para ídolos passageiros: dinheiro e poder

http://www.cartacapital.com.br/sociedade/papa-alerta-para-idolos-passageiros-em-primeira-missa-na-america-latina-8585.html

Nenhum comentário: