domingo, 10 de junho de 2012

Presidente do Uruguai é considerado o mais pobre do mundo

Exemplo!                            
                              
Como prometido antes da eleição, o presidente do Uruguai José Pepe Mujica ainda mora em sua pequena Chácara em Rincon del Cerro, nos arredores de Montevidéu. 

De acordo com jornal El Mundo, na última terça (6), o presidente uruguaio José Pepe Mujica foi considerado o presidente mais pobre do mundo, mas não devido ao baixo salário ou condições precárias de infraestrutura e sim por seu estilo de vida simples.Pepe recebe 12.500 dólares mensais por seu trabalho à frente do país, mas doa 90% de seu salário, ou seja, fica somente com 1.250 dólares ou 2.538 reais ou ainda 25.824 pesos uruguaios. O restante do dinheiro é distribuído entre pequenas empresas e ONGs que trabalham com habitação.

“Este dinheiro me basta, e tem que bastar porque há outros uruguaios que vivem com menos”, diz o presidente. Aos 77 anos, Mujica vive de forma simples, usando as mesmas roupas e desfrutando a companhia dos mesmos amigos de antes de chegar ao poder.

De tudo que tem direito como presidente, usa apenas o serviço de segurança de alguns homens em sua propriedade e um Chevrolet Corsa, como carro oficial utilizado em eventos.

Este não é o primeiro bom exemplo que parte do presidente uruguaio. Em maio, Mujica ofereceu sua residência presidencial e outro prédio do governo para moradores de rua se abrigarem no período de inverno, e em 2011, o presidente assinou a venda de uma casa de veraneio presidencial e utilizou os fundos para o projeto de moradias populares.

Antes de presidente, Mujica militou na guerrilha contra a ditadura no período da juventude e em cargos políticos foi deputado e ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca.

Outro patrimônio é  um velho Volkswagen cor celeste avaliado em pouco mais de mil dólares.  

 
Sem contas bancárias ou dívidas, Mujica disse ao jornal El Mundo, da Espanha, que espera concluir seu mandato para descansar sossegado em Rincon del Cerro.

Fonte:El Guia Latino
          Horizonte ms

Nenhum comentário: