domingo, 10 de junho de 2012

Angola numa das vice presidências da Assembléia Geral das Nações Unidas

Nova Iorque – Angola foi eleita sexta-feira (8.06) para uma das vice-presidências da Assembleia Geral das Nações Unidas, durante uma reunião em que a nota de destaque foi a eleição do presidente deste órgão, Vuk Jeremic, actual ministro dos Negócios Estrangeiros da Sérvia.
 
Juntamente com Angola foram eleitos para a vice-presidência mais quatro países africanos, nomeadamente Argélia, Congo, Ghana e Serra Leoa, faltando um país para preencher os seis lugares a que a África tem direito e que deverá sair da disputa entre a Etiópia e a Eritreia.
 
Dez outros países foram igualmente eleitos para ocupar as vice-presidências, sendo cinco para a região asiática e Estados do Pacifico, três para a América Latina e Estados Caribenhos e dois da Europa Ocidental e outros Estados.
 
Quanto ao novo presidente para o 67º período de sessões da Assembleia Geral, Vuk Jeremic derrotou por 99 votos a favor, contra 85 votos, o candidato da Lituânia e embaixador deste país junto da ONU, Dalius Cekuolis.
 
Tradicionalmente, a escolha do presidente da Assembleia Geral da ONU segue o sistema de rotação geográfica, com os respectivos grupos regionais a endossar um candidato de consenso, algo que neste caso não foi possível entre os países da Europa Oriental.
 
Na ausência de consenso sobre um candidato único, teve que se recorrer a uma votação secreta, situação rara e que acontece a primeira vez em 20 anos. A última vez que isso ocorreu foi em 1991, quando três candidatos do Grupo de Estados asiáticos concorreram ao posto.
 
Fonte:Agência Angola Press

Nenhum comentário: