domingo, 21 de abril de 2013

Presidente do STF Ministro Joaquim Barbosa visita presídio de Alcaçuz

O Presidente do STF, Ministro Joaquim Barbosa, declarou durante a visita (19.04) em Natal, que os presídios do Rio Grande do Norte "estão entre os mais graves do país" e não respeitam padrões mínimos de dignidade.Barbosa visitou a capital potiguar na condição de presidente do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), para fiscalizar os primeitos resultados de um mutirão carcerário que está sendo realizado pelo órgão no Estado.

Hoje, o RN possui 14 unidades prisionais interditadas pela justiça por superlotaçãoou deficiência estrutural.

"A situação é desesperadora. Falta generalizada de condições mínimas de dignidade humana. É caótico. A situação aqui é uma das mais graves do Brasil", disse Joaquim Barbosa minutos antes de se reunir com a governadora Rosalba Ciarlini (DEM).

Ainda de acordo com o ministro, "muito pouco foi feito de 2010 para cá", data em que foi realizado o último mutirão.

Segundo Barbosa, as medidas mais urgentes são: construção imediata em regime de total urgência de novas unidades prisionais e ainda a ampliação e renovação das unidades existentes.

Fonte: Novo Jornal

Falta-lhes crítica, não só a mais comum, mas também a necessária do grau de certeza da experiência e dos instrumentos em que as refazem.   Lima Barreto (1881/1922)




Nenhum comentário: