sexta-feira, 12 de abril de 2013

Caso mensalão: Ex presidente Lula será investigado pela PF por declarações de Marcos Valério

Inquérito vai investigar uma possível atuação do ex-presidente no esquema de pagamento de propina em troca de apoio político.

Um inquérito foi instaurado pela Polícia Federal (PF) na noite da última quinta-feira para investigar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre uma possível participação no esquema do mensalão. A Delegacia de Crimes Financeiros fará a investigação para apurar se Lula intermediou o esquema do pagamento de propina em troca de apoio político. Na última semana, a Procuradoria da República no Distrito Federal já havia determinado a abertura de uma investigação, com base no depoimento do publicitário Marcos Valério, operador do esquema mensalão.

A documentação da Procuradoria foi analisada pela PF, que terá um prazo inicial de 30 dias para investigar, sendo prorrogável com autorização da Justiça. Lula será investigado criminalmente pela primeira vez desde que o escândalo se tornou conhecido. Entre outras acusações, Valério disse que Lula, o ex-ministro Antonio Palocci e Miguel Horta, que era presidente da Portugal Telecom, negociaram um repasse de US$ 7 milhões para o PT. O dinheiro seria usado em campanhas do partido e para comprar parlamentares. 

Nesta semana, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmou que as investigações sobre a eventual participação do ex-presidente no escândalo serão feitas com isenção. "Isso está no primeiro grau e será feito com a isenção de sempre. O que é importante é que asseguramos mais uma vez a efetividade desse julgamento", salientou.

Fonte: Terra

Nenhum comentário: