sábado, 3 de março de 2012

Maestro Horacio Salgán, talento e amor pela música

Maestro Horacio Adolfo Salgán, afroargentino 

O Archivo Digital Del Tango, na Alianza Francesa de Buenos Aires, digitalizou suas partituras. É um dos maiores pianistas e arranjadores de todos os tempos, com mais de 400 trabalhos. Todos o chamam de Maestro.

Suas partituras  são verdadeiros tesouros para músicos, investigadores e professores. Salgán costumava jogar fora as partituras no final dos concertos e pedia aos colegas que não as copiassem.

Durante anos, os músicos tiveram que escutar milhões de vezes as gravações para entender os arranjos que ele fazia. Agora acabou parte desse mistério. “Arranjos para orquestra típica: tradição e inovação em manuscritos originais” vem preencher este vazio. A edição resgata oito arranjos completos de  Horacio Salgán gravados por su orquestra típica entre 1950 e 1956 para os selos RCA Victor y T.K. Aparecem, entre outras obras, “Mis calles porteñas”, “Aquellos tangos camperos”, “Don Agustín Bardi”, “La llamó silbando” y “A fuego lento”.

Há uma versão em livro, com as partituras originais existentes, que foi editado recentemente pela Biblioteca Nacional e Tangovía, em Buenos Aires.

Fonte: Aqui me quedo

Nenhum comentário: