sexta-feira, 9 de março de 2012

Especialista Independente da ONU espera que Rio + 20 não repita erro do Fórum Mundial da Água

Relatora Especial das Nações Unidas Catarina de Albuquerque advertiu hoje (09/03) que o direito à água potável e ao saneamento serão postos de lado no 6º Fórum Mundial da Água. Ela espera que o erro não se repita na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que será realizada em junho no Brasil.

“Estou confiante de que os Estados-Membros da ONU vão integrar o direito humano à água e ao saneamento em futuros acordos globais”, disse ela fazendo referência às negociações para a Rio+20 e para os objetivos de desenvolvimento pós-2015.

“Os governos estão sendo inconsistentes com suas decisões anteriores sobre o reconhecimento do direito à água e ao saneamento tomadas na Assembleia Geral da ONU”, disse a Relatora Especial para água e saneamento. “Peço aos Governos participantes do Fórum Mundial da Água que alterem o texto do projeto de declaração. Nós ainda temos tempo para fazer isso.”

O Fórum ocorrerá entre os dias 12 e 17 de março em Marselha, na França. Está prevista a participação de delegados de 140 governos, além de organizações internacionais, sociedade civil e da comunidade científica, representando mais de 180 países.

Fonte:ONU Brasil

Nenhum comentário: