quinta-feira, 29 de março de 2012

Carta Aberta do Reitor da UnB à Comunidade de Brasília sobre a intolerância que ameaça o campus

José Geraldo de Sousa Junior

Escrevo num momento de grande preocupação com as ameaças odiosas que estudantes, professores e técnicos da Universidade de Brasília vêm recebendo de grupos intolerantes e racistas que, infelizmente, não se conformam com o clima de liberdade cidadã e de respeito às diferenças ideológicas, políticas, raciais e sexuais que reina em nossos campi.

Graças ao esforço de milhares de integrantes de nossa comunidade, das mais diversas áreas e de diferentes colorações partidárias, construímos nas últimas décadas um cotidiano de livre expressão em nossos quatro campi, condição necessária para a produção plena do conhecimento acadêmico.

Infelizmente, essa realidade que tanto nos orgulha não agrada a uma minoria que, desde janeiro, nos ameaça, de forma doentia e criminosa. Devo esclarecer que a Reitoria da UnB está atenta ao caso desde o primeiro momento. Criou uma comissão interna de acompanhamento, pediu investigação imediata da Polícia Federal, reforçou a segurança e mantém contato permanente com as autoridades públicas. Nos últimos dias, a Polícia Federal concluiu fase importante do trabalho com a prisão de suspeitos e o desmonte de peças-chaves dessa rede.

Confiamos que as providências policiais coíbam a ação criminosa, mas continuamos atentos e esperamos, de forma cooperativa, recuperar a tranquilidade em nossa comunidade. Com essa disposição de alerta e responsabilidade, e com todos juntos, seguimos construindo uma Universidade de qualidade, educadora, que respeita e que quer ser respeitada.


Fonte: Site Senador Cristóvam Buarque (PDT-DF)

Nenhum comentário: