terça-feira, 6 de setembro de 2011

Cultura e Identidade

Eduardo no SESC Pompéia

                                                                                                                                   Elenice Semini

Para os que tem boas recordações das festas com DJs que tocam discos de vinil, amanhã (07/09) tem "FESTA DO VINIL", na CHOPERIA DO SESC POMPÉIA que será transformada numa pista de dança, para todas as idades.

DJs pioneiros de São Paulo serão os responsáveis pelo evento. Eduardo estará presente, com seu estilo jazzistico e romântico.

Eduardo J. Oliveira, sobrinho neto do Maestro Bem (um dos fundadores do clube Paulistano da Glória),  nas décadas de 60 e 70, promoveu encontros em seus famosos bailes,  que  promovia a integração do cotidiano dos jovens negros pobres; submetidos a uma dura realidade de racismo e exclusão;  das zonas norte, sul, leste, oeste, centro, interior e litoral  de São Paulo.

Bailes de Eduardo, produziam  movimentação financeira nas relações comerciais de famílias nas comunidades periféricas envolvendo:  locação de salão, gráfica,  salões de beleza, manicures, barbeiros, alfaiates, engraxates, modistas (costureiras), lojas de discos, fotógrafos, taxistas,  auxiliares de evento.

Eduardo entrevistado por Mano Brown

O músico e cantor  Mano Brown no DVD "1000 Trutas, 1000 Tretas",  produziu e dirigiu  em 2006,  documentário, trabalho (iniciado em 2004)  fruto de quase 3 anos  de pesquisa em bibliotecas, nos acervos do Museu da Imagem e do Som (MIS) e da TV Cultura.

A preocupação principal era traçar uma linha que ligasse o jovem negro e o jovem pobre da periferia aos acontecimentos do pós-abolição, na trajetória de um povo que desenvolveu estratégias de sobrevivência e resistência nestes 200 anos.Eduardo é um dos DJs pioneiro entrevistado por Brown em seu competente trabalho de pesquisa.
O documentário está disponível na Internet no programa ARES.

Onde: Choperia Sesc Pompéia   
Dia 07 de setembro
Ingresso grátis, retirar na bilheteria.



  



Nenhum comentário: