quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Cidadania e Protestos

Manifestação Popular contra a Corrupção 

No dia da independência do Brasil, foi surprendente a mobilização convocada através das  redes sociais que estendeu-se a várias capitais brasileiras.

Foi um protesto contra a Corrupção - há um clamor público por moralidade e ética na política -, os manifestantes exigem o fim da corrupção - desvios na utilização de dinheiro público, voto secreto no Congresso, aplicação da Lei da  Ficha Limpa, transparência nos gastos públicos.      

Há uma insatisfação e indignação da sociedade pela impunidade aos crimes de "colarinho branco". Utilizando cartazes, faixas,vassoura, baldes (simbolizando faxina), caixas de som, bandeiras, tambores, para chamar atenção da presidente Dilma e  políticos que estavam no palanque oficial; para  assistir o desfile da Independência; o som não foi ouvido naquele local.A caminhada atravessou a Esplanada dos Ministérios e terminou diante do Congresso Nacional.

Os protestos apoiam que a presidente Dilma continue adotando ações contra atos de corrupção.

Manifestantes fizeram lavagem simbólica do Congresso Nacional e dos Ministérios dos Transportes, demonstraram descontentamento com partidos políticos e cobraram do governo, do Congresso e do Judiciário punição aos envolvidos em atos de corrupção. 

Os caso do mensalão e da deputada Jaqueline Roriz (PMN), recentemente absolvida em votação da Câmara, após ser flagrada recebedo propina foi lembrado nos cartazes e faixas.
OAB (ordem dos Advogados do Brasil) CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) e ABI (Associação Brasileira de Imprensa, publicaram manifesto conjunto contra a corrupção e de apoio aos protestos.

Em seu pronunciamento o presidente da OAB afirmou "Essa é uma forma de dizer que país queremos, com moralidade e justiça."





Aproximadamente 25000 pessoas participaram da Marcha de Brasília, a mais numerosa.

ES.

Nenhum comentário: