sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Roupas da Zara são fabricadas com mão de obra escrava

As ações da espanhola Inditex, dona da Zara e de outras marcas de roupas, fecharam em queda de 3,72% na Bolsa de Madri, na Espanha, nesta sexta-feira (19). A Bolsa espanhola fechou em queda de 2,11%.

Esta semana, os principais índices europeus acumularam forte quedas devido ao temor de recessão mundial.

A desvalorização das ações da Inditex ocorre em meio a denúncias de utilização de mão de obra escrava, por um fornecedor da companhia, em oficinas clandestinas no Estado de São Paulo.

O quadro encontrado pelos agentes do poder público, e acompanhado pela Repórter Brasil, incluía contratações completamente ilegais, trabalho infantil, condições degradantes, jornadas exaustivas de até 16h diárias e cerceamento de liberdade (seja pela cobrança e desconto irregular de dívidas dos salários, o truck system, seja pela proibição de deixar o local de trabalho sem prévia autorização).

Após a denúncia, o Ministério do Trabalho teria iniciado a investigação de outras 20 grifes de roupas nacionais e internacionais, informou nesta sexta-feira O Estado de S.Paulo.

De acordo com o jornal, em uma das oficinas irregulares no interior de São Paulo, onde foram encontradas peças com etiqueta da Zara, também havia roupas de outras cinco marcas conhecidas.
Representantes da Inditex e do Ministério do Trabalho não estavam imediatamente disponíveis para comentar o assunto.

Fonte: Uol Notícias
Fonte: Repórter Brasil    http://www.reporterbrasil.org.br/exibe.php?id=1925

Nenhum comentário: