segunda-feira, 30 de abril de 2012

ONU comemora legado do Jazz, como força de transformação social


Transformação social, tolerância, igualdade de gênero, liberdade, compreensão mútua, tolerância, paz. 

A ONU, Ornanização das Nações Unidas,  declarou dia 30 de abril como Dia Internacional do Jazz destacando a importância histórica do gênero de musica na reunião de pessoas e  transformação social, diversos eventos em comemoração á data iniciaram-se em 27 de abril.

"De suas raízes na escravidão, essa música tem gerado uma voz apaixonada contra todas as formas de opressão.Ele fala uma língua de liberdade que seja significativa para todas as culturas", declarou a Diretora-geral da ONU educacional, científico e cultural Irina Bokova.

                                                            
Diretora Geral da Unesco Irina Bokova e Embaixador da Boa Vontade Herbie Hancock, em Paris  durante inicío dos eventos em comemoração "Dia Anual do Jazz" 

O Jazz é uma manifestação artístico cultural nascido nos Estados Unidos no início do século XX,  está enraizado   nas tradições africanas.A região de New Orleans,  em suas proximidades é onde originou-se  esta cultura popular construida com a criatividade das comunidades negras que ali desenvolveram um de seus espaços de produção musical de importância e reconhecimento mundial     Na Conferência geral da UNESCO em novembro do ano passado, a comunidade internacional proclamou a 30 de abril como dia internacional de Jazz, com a intenção de sensibilizar a Comunidade Internacional das virtudes do jazz como uma ferramenta educacional e uma força de paz, unidade, diálogo e uma cooperação reforçada entre as pessoas.

Na sua mensagem para celebrar o dia a sra. Irina Bokova, salientou que os valores do Jazz - liberdade, diversidade, compreensão entre culturas e paz - são os mesmos valores proclamados pelas Nações Unidas. "Tirar o máximo partido da diversidade cultural é uma tarefa que todos partilhamos".Como parte das celebrações, além de concertos em Paris, Nova Orleans e Nova York, outros serão realizados em mais de 100 cidades ao redor do mundo.

Na noite de segunda-feira, UNESCO, juntamente com Thelonius Monk Institute of Jazz, vai acolher um concerto na sede da ONU, que contará com um elenco de estrelas dos artistas, entre eles Tony Bennett, Chaka Khan, Angélique Kidjo e Romero Lubambo, bem como o Sr. Hancock. Co anfitriões incluem atores como Robert De Niro, Michael Douglas e Quincy Jones.O concerto será transmitidos ao vivo na  página do YouTube da ONU e estarão disponíveis ao público.

Fonte: ONU


Nenhum comentário: