segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Dossiê Justiça Global

Dossiê reune impactos e violações de direitos no caminho para a Copa do Mundo

Documento será entregue aos governos e às prefeituras das 12 cidades-sede da Copa, além de órgãos municipais, estaduais, federais e internacionais.

Será lançado hoje (12/12) simultaneamente nas 12 cidades-sede da Copa, o Dossiê da Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa – Megaeventos e Violações de Direitos Humanos no Brasil, documento que reúne casos de impactos e violações de direitos humanos nas obras e transformações urbanas empreendidas para a Copa do Mundo e as Olimpíadas no Brasil.

O dossiê foi produzido coletivamente pelos Comitês Populares da Copa – que reúnem acadêmicos, moradores de comunidades, movimentos e organizações sociais – e consolida uma articulação feita em nível nacional para contestar a forma como a Copa está sendo implementada, fato que nunca tinha acontecido em países que receberam o evento.

Em pelo menos sete cidades, os Comitês Populares da Copa realizam hoje atos simbólicos de entrega dos dossiês nas prefeituras municipais (veja serviço abaixo). O documento será protocolado ainda em secretarias de governos estaduais e ministérios do Governo Federal, além de órgãos como o Ministério Público Federal, o BNDES, a Controladoria Geral da União e o Tribunal de Contas da União. A Comissão de Direitos Humanos da OEA, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), e relatorias especiais da ONU também receberão uma cópia.

Principais temas abordados pelo Dossiê: Moradia, Trabalho, Acesso à Informação, Participação e Representação Popular, Meio Ambiente, Mobilidade, Acesso a Serviços e Bens Públicos, Segurança Pública, Elitização, "Europeização" e Privatização do Futebol.

Atos Públicos em, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Natal, Brasília, Porto Alegre.

Fonte e Matéria completa: site Justiça Global  http://global.org.br/

Nenhum comentário: