terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Reunião do Conselho de Segurança da ONU

Conselho de Segurança faz sessão de emergência sobre Líbia


Brasil presidiu reunião sobre situação de tensão no país provocada por protestos contra o regime de Muammar Kadafi.

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York
Conselho de Segurança
A Embaixadora do Brasil na ONU, Maria Luiza Ribeiro Viotti, presidiu na manhã desta terça-feira uma sessão de emergência do Conselho de Segurança sobre a situação na Líbia.

Há vários dias, milhares de manifestantes estão saindo pelas ruas do país para protestar contra o regime do coronel Muammar Kadafi, que está no poder há mais de 40 anos.

Conselho de Segurança Helicópteros

Os 15 países-membros do Conselho de Segurança se reuniram por pouco mais de uma hora, mas não foi feita nenhuma declaração presidencial sobre o encontro. Logo depois, os representantes do Conselho retornaram à sala para uma reunião regular sobre o Timor-Leste.

Segundo agências de notícias, dezenas de pessoas morreram na Líbia. Há relatos não-confirmados de que militares teriam atirado contra os manifestantes de helicópteros e outras aeronaves.

Em nota, de Genebra, a alta comissária dos Direitos Humanos, Navi Pillay, pediu uma investigação independente e disse que há relatos não-confirmados de que o número de mortos poderia ser de 250.

Países Vizinhos

Nesta terça-feira, o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, Acnur, informou que alguns refugiados e candidatos a asilo na Líbia teriam sido alvos de violência durante os protestos. A porta-voz do Alto Comissariado, Melissa Fleming, disse que existe uma possibilidade de líbios terem que fugir para os países vizinhos por causa da crise.
O Acnur tem cerca de 8 mil refugiados na Líbia. A maioria é do Sudão, do Iraque, da Somália e de territórios palestinos.

 

Nenhum comentário: