quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

ONU Mulheres

A voz das meninas e das mulheres na ONU
 
Elenice Semini

Hoje 24/02 no Salão da Assembléia Geral, será o lançamento oficial da sua mais nova organização "A ONU Mulheres", criada em julho de 2010 e   tem como diretora-executiva a ex presidente do Chile, Michele Bachelet.

É mais um esforço da organização mundial que  reuniu outros quatro órgãos da ONU que  tratam da Igualdade de Genêro e o Empoderamento das  Mulheres.

Bachelet afirmou "Historicamente, nós estamos em um momento de grandes mudanças e potenciais para as Mulheres no mundo". Uma das prioridades da agenda de Bachelet é o "Fim da Violência Contra a Mulher". 

A ONU considera que a violência contra as mulheres e as meninas "é um problema universal", já que há vítimas em todas as regiões e países do mundo. Em novembro de 2010, Ban Kin-mon e Michelle Bachelet pediram uma ação conjunta dos países para eliminar a violência contra as mulheres, além de maior participação do setor privado no combate ao problema.

"Com o nascimento da ONU Mulheres, recebemos uma energia extra para o progresso da igualdade de genêro e o empoderamento das mulheres. Os desafios são grandes. Mas acredito que a nova energia, o novo impulso e a nova hierarquia que a ONU Mulheres traz consigo vão superar esses desafios. A verdadeira igualdade de genêro deveria ser o nosso legado comum para o século 21", disse Ban Kin-moon.

"Imaginem o quanto poderemos fazer, quando as mulheres tiverem o pleno empoderamento como agentes ativas de transformação e progresso das suas sociedades" "Historicamente, vivemos um momento de grandes potenciais e mudanças para as mulheres. Chegou a hora de agarrar essa oportunidade. Minha própria experiência me ensinou que não existem limites para as conquistas das mulheres". disse Michelle Bachelet


O secretário-geral da ONU Ban Kin-moon fará pronunciamento na solenidade, que contará com a presença de autoridades da política,  negócios, entretenimento e música,  unidos para celebrar o momento histórico da nova agência que representará meninas e mulheres do mundo.

O lançamento da nova instituição  ocorre na 55a sessão da Comissão da ONU.

O evento de inauguração da ONU Mulheres terá transmissão multimídia no site http://bit.ly/unwomenlaunch.
Para uma transmissão de qualidade superior, faça contato com a UNTV, James Ludlam, ludlam@un.org.

Nenhum comentário: