quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

ONU Oficializa 2011 como Ano Internacional das Florestas

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova York.*

Iniciativa promove conscientização para importância da conservação ambiental; atividades têm como centro a sobrevivência dos moradores das florestas em todo o mundo.

Ano Internacional das Florestas
Ano Internacional das Florestas

As Nações Unidas declararam 2011 como o Ano Internacional das Florestas. O lançamento foi feito, nesta quarta-feira, em Nova York, durante a 9ª Sessão do Fórum da ONU sobre Florestas.

Num discurso, o presidente da Assembleia Geral, Joseph Deiss, lembrou que "milhões de pessoas que vivem em áreas de matas, dependem desses recursos para sobreviver, principalmente, nos países em desenvolvimento."

Cidadãos
Em entrevista à Rádio ONU, a encarregada do Fórum sobre Florestas, Bárbara Távora-Jainchill, disse que o lançamento representa uma oportunidade para envolver o mundo no trabalho de tornar as florestas sustentáveis.

"As crianças, os adultos, os jovens, enfim todos os cidadãos de todos os países do mundo podem contribuir pensando um pouco nas árvores que os cercam. Eu não estou falando apenas daqueles que moram perto de grandes ou pequenas florestas. Estou falando daqueles que também moram em cidades grandes mas, que tem uma árvore perto da sua casa ou do seu edifício e que essa árvore faz toda uma diferença na vida daquela pessoa. Se cada um der conta da importância dessa arvore e da sua importância na sua vida, a mentalidade vai mudar", disse.

Questão Ambiental
O presidente da Assembleia Geral da ONU lembrou que as florestas são "o pulmão do planeta" e que "todos os anos, apesar da sua função vital, 25 hectares de área verde desaparecem".

Vários participantes destacaram a necessidade de um manejo mais adequado das matas para o combate e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, além da redução do desmatamento.

*Apresentação: Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York

Nenhum comentário: