terça-feira, 29 de maio de 2012

Nós te amamos Madiba

Presidente Nelson Mandela,  líder pacifista mundial

O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela se mudará nesta terça-feira (29) de Johanesburgo à uma localidade de Qunu, povoado onde passou sua infância, informou nesta segunda-feira (28) a Presidência sul-africana em comunicado.

Segundo o texto, Mandela, prêmio Nobel da Paz de 1993, se mudou por uma curta temporada da sua casa de Houghton, em Johanesburgo, enquanto sua residência em Qunu era reformada.
                                      Ex-presidente sul-africano Nelson Mandela sorri após votar para as eleições de 18 de maio, em Houghton. (Foto: Reuters)
Ex-presidente sul-africano Nelson Mandela sorri após votar para as eleições de 18 de maio, em Houghton. (Foto: Reuters)

De acordo com o comunicado, Mandela, o primeiro presidente negro da África do Sul e líder da luta contra o apartheid, tinha vontade de voltar a Qunu. "Ele vive indistintamente nas duas residências segundo seus desejos".
                          Última aparição pública do ex-presidente sul-africano foi em 2010, na Copa do Mundo. Foto: AFP
      Última aparição pública do ex-presidente sul-africano foi em 2010, na Copa do Mundo
                                                          Foto: AFP

"Madiba (nome do clã de Mandela em língua xhosa e com o qual é conhecido popularmente) está com uma boa saúde e transmite constantemente apoio e bons desejos a milhões de sul-africanos e gente de todo o mundo", disse o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, no texto.

Nelson Mandela chegou à Presidência da África do Sul em 1994, após as primeiras eleições democráticas do país, se tornando o primeiro presidente negro da nação.

O político foi libertado em 1990, após 27 anos na prisão por sua luta contra o regime de segregação racial imposto pela minoria branca sul-africana.

Fonte: G1

Nenhum comentário: