sábado, 15 de outubro de 2011

Nova York é "ocupada" em dia de protestos mundo afora

Manifestações contra a "ganância corporativa"

Milhares de manifestantes ocuparam, neste sábado, Times Square, um dos cartões postais de Nova York. As manifestações contra a "ganância corportiva", convocadas por ativistas mericanos, espalharam-se pelo mundo. Houve protestos na Europa, na Ásia, e manifestações violentas em Roma.

Várias marchas partindo de pontos diferentes de Lower Manhattan se encontraram em Time Square no fim da tarde, gritando palavras de ordem contra o sistema financeiro, como "os bancos são resgatados e nós somos vendidos".

Muitos turistas acabaram se juntando à multidão. O movimento tem sido pacífico. A polícia, no entanto, prendeu 20 ativistas durante uma confusão em um ato em uma agência do Citibank.

O dia de manifestações contra a “ganância corporativa” foi convocado por ativistas americanos, ligados ao movimento Ocupe Wall Street, que há algumas semanas montou um acampamento em um parque de Nova York.

Em uma agência do Chase, cerca de 300 pessoas sacaram o dinheiro que tinham depositado no banco como forma de protesto. Os ativistas disseram que iriam investir em instituições menores, segundo o jornal The New York Times.

Em Washington, os manifestantes se concentraram no National Mall, o parque localizado em frente ao Congresso americano. Houve ainda protestos em outras cidades do país.

Fonte: BBC Brasil

Nenhum comentário: