quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Marchas contra corrupção e Impunidade

Carlos Chagas

Sucesso,  mesmo, obtiveram as marchas contra a corrupção, realizadas ontem em 26 cidades do país. Em algumas, mais, em   outras, menos,  a população compareceu para protestar diante das lambanças praticadas à sombra dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Propostas concretas foram apresentadas, como o fim do voto secreto no Congresso, a manutenção das prerrogativas do Conselho Nacional de Justiça e a  aplicação da lei ficha-limpa em todas as eleições, a partir do próximo ano. Para não falar na necessidade de só cidadãos de reconhecida probidade e capacidade serem  nomeados para  ministérios e empresas públicas.

Vai tomando corpo o que nasceu apenas como   grito de indignação e revolta da sociedade civil diante dos descalabros do mundo  oficial. Algo como aconteceu na campanha das “diretas já”, em 1984. Mesmo com o Congresso rejeitando naquele ano a emenda Dante de Oliveira, o caudal não foi contido e até hoje votamos para presidente da  República. Mesmo que demore, parece óbvio estarem sendo obstruídos os desvios e  desvãos do mau uso da coisa pública.

Importa que não pare nas estruturas  oficiais essa manifestação ampla. Porque, no reverso da medalha, a corrupção é geral e irrestrita no arcabouço   privado. Para que existam corruptos tornam-se necessários corruptores. Por que não atingi-los numa segunda etapa desse movimento nacional?

Fonte:Blog Cláudio Humberto







Nenhum comentário: