sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Presidente Barack Obama: discurso em convenção bate recordes no Twitter

O discurso de indicação como candidato democrata do presidente Barack Obama na convenção de seu partido em Charlotte (Carolina do Norte) bateu nesta quinta-feira recordes no Twitter para um evento político, anunciou o serviço de microblogs.

"Um novo recorde para um evento político no Twitter: @barackobama gerou 52.757 tweets por minuto. Mais de 9 milhões de tweets foram enviados em relação a #dnc2012 (convenção democrata)", informou a empresa em mensagem em sua conta oficial.

                   Lynne Sladky/Associated Press
Obama ao lado da família após discurso de aceitação da indicação
Obama ao lado da família após discurso de aceitação da indicação


O presidente Obama apresentou a eleição de 2012 como o evento em que não só os americanos irão escolher seu presidente, mas também como aquele em que eles decidirão o futuro dos EUA e o que definirá o caráter do povo americano nos próximos anos.

"Eu concorri para a Presidência quando vi que essa essência estava acabando, quando em 2008 vimos que por quase uma década as famílias americanas lutavam contra o aumento do custo de vida, a hipoteca, o preço da gasolina, dos alimentos. Uma tragédia da qual ainda estamos lutando para se recuperar."

Ele criticou os republicanos com o argumento de que neles falta a preocupação com esses valores que, para Obama, definem o homem americano, a classe média dos EUA.

"Cada vez mais, ouvimos de nossos adversários que mais cortes e menos regulamentação fiscal são a única solução. Que, já que o governo não pode fazer tudo, ele deve fazer quase nada."

"Mas sabe de uma coisa? Isso não é o que somos. Isso não é o nosso país. Como americanos, acreditamos Deus nos deu certos direitos que são inalienáveis --direitos que nenhum homem ou governo podem tirar de nós. Insistimos na responsabilidade pessoal e celebramos a iniciativa individual. Honramos aqueles que são sonhadores, aqueles que se arriscam, que sempre foram a força motriz por trás do nosso sistema:o maior motor de crescimento e prosperidade que o mundo já conheceu."

"Quando tudo estiver dito e feito, quando você pegar a cédula de voto, você terá de enfrentar uma das escolhas mais importantes em uma geração. Ao longo dos próximos anos, grandes decisões serão tomadas em Washington sobre emprego, economia, impostos, deficits, energia, educação, guerra e paz, decisões que terão um enorme impacto em nossas vidas e nas vidas de nossos filhos."

"Vai ser uma escolha entre dois caminhos diferentes para a América. A escolha entre duas visões fundamentalmente diferentes para o futuro."
Obama destacou que o caminho a ser percorrido para a recuperação dos EUA será penoso e mais lento do que todos gostariam, embora possível.

Fonte: Folha

Michelle Obama brilha na abertura da Convenção Democrata

A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, brilhou com um emotivo discurso sobre os valores de seu marido e candidato à reeleição, o presidente Barack Obama, na abertura da convenção democrata, na terça-feira dia 04.09.

O presidente "conhece o sonho americano porque o viveu" e podemos confiar em suas promessas porque mantém intactas as convicções que o levaram à Casa Branca, resumiu a primeira-dama.

Antes dos discursos de Michelle e Castro no Time Warner Cable Arena de Charlotte, vários políticos e personalidades do Partido Democrata defenderam com entusiasmo Obama como um líder necessário para que os EUA "sigam em frente", com mensagens mais pragmáticas que as da "mudança" de 2008 e mais centradas nas conquistas de seu mandato.

Primeira dama Michelle Obama é uma das figuras mais populares do partido Democrata

"Barack continua sendo o mesmo homem por quem me apaixonei" e "não acreditava que fosse possível, mas hoje amo meu marido mais que há quatro anos", disse Michelle, radiante com um vestido fúcsia e reconhecida atualmente uma das figuras mais populares do partido.

O presidente "conhece o sonho americano porque o viveu" e podemos confiar em suas promessas porque mantém intactas as convicções que o levaram à Casa Branca, resumiu a primeira-dama.

                         Justin Sullivan/Getty Images/AFP
                         Justin Sullivan/Getty Images/AFP / Primeira-dama dos EUA falou sobre os valores do marido, candidato à reeleição
                        Primeira dama  Michelle Obama brilhou e emocionou a platéia

Após tantos "momentos que puseram a toda prova meu marido de uma maneira que nunca teria imaginado, vi em primeira mão que ser presidente não muda quem você é, mas revela quem você é de verdade", refletiu Michelle.

No plano político, lembrou que seu marido aprovou o resgate da indústria automobilística após a crise e "se negou a escutar os que lhe diziam que deixasse a reforma da saúde para outro dia".

Obama "nunca esqueceu como começou" e quando se trata da reconstrução da economia, da saúde ou da educação, segundo a primeira-dama, pensa em seus valores e em dar a todas as pessoas "as mesmas oportunidades" que o ajudaram a ter êxito.

O presidente,  acompanhou o discurso de sua esposa na Casa Branca junto com suas duas filhas, Malia e Sasha.

"Estarei em casa, e estarei vendo com nossas filhas. E vou fazer de tudo para que não vejam seu pai chorar, porque quando Michelle começa a falar, meus olhos enchem de água", revelou Obama horas antes durante um ato de campanha em Norfolk (Virgínia).

Fonte: Gazeta do Povo

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Ministro Joaquim Barbosa diz sofrer ataques 'velados e covardes'

Eu não me empolgo com essa notoriedade. Os políticos me odeiam por isso, disse ele. Foto: Nelson Jr./SCO/STF/Divulgação

      Ministro relator da Ação penal 470 (mensalão) Joaquim Barbosa  
      Foto: Nelson Jr./SCO/STF/Divulgação

O relator do processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, voltou a afirmar, durante a sessão de julgamento desta quinta-feira (6), que foi vítima de ataques “velados e covardes” em razão de sua atuação na relatoria da ação penal.

“Espero que nunca esqueçamos os ataques de que fui objeto durante estes sete anos. Ataques velados, covardes, mas sempre tendo como pano de fundo este processo”, disse o ministro, após fala do decano (ministro com mais tempo de STF) da corte, Celso de Mello, sobre a atuação dos ministros do tribunal no processo.

No início do julgamento do processo do mensalão, Barbosa chegou a pedir que o tribunal encaminhasse representação à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) contra os advogadosde alguns réus, mas os demais ministros rejeitaram.

“Afirmam que eu teria agido de forma parcial no processo, proferindo decisões de forma midiática. Ultrapassam o limite da deselegância e da falta de lealdade que se exige de todos os atores do processo, se aproximando da pura ofensa pessoal,” afirmou o ministro na ocasião.

O relator do processo, Joaquim Barbosa, afirmou que foi “até generoso” com os réus, para garantir amplo direito de defesa.

“O processo foi conduzido com total transparência. Não só os ministros dessa corte, mas a imprensa acompanhou todo o andamento desse processo nos últimos sete anos. Os atos foram até generosos na perspectiva do devido processo legal.”
Barbosa destacou que os réus deixaram de praticar ato importante à defesa e ele mandou repetir. “Réus deixaram de indicar testemunhas e mandei que atualizassem endereços para que os atos pudessem ser praticados renovadamente. O Ministério Público teve um mês para apresentar as alegações finais e os réus tiveram três meses”, destacou.

Fonte G1

Ministro Joaquim Barbosa, vice presidente do STF: a foto e a homenagem

 A foto homenagem (merecidissima) ao Ministro Joaquim Barbosa, vice presidente do Supremo Tribunal Federal, foi destaque nas redes sociais.                           

"Batman é para os fracos, meu herói é negão, usa toga preta e está em Brasília lutando contra os maiores vilões do Brasil."


                                

Joaquim Benedito Barbosa Gomes (Paracatu, 7 de outubro de 1954) é advogado, professor, jurista e magistrado brasileiro, e o atual vice presidente do Supremo Tribunal Federal.

Antes de sua nomeação para o Supremo Tribunal Federal, o Ministro Joaquim Barbosa exerceu vários cargos na Administração Pública Federal. Foi membro do Ministério Público Federal de 1984 a 2003, com atuação em Brasília (1984-1993) e no Rio de Janeiro (1993-2003); foi Chefe da Consultoria Jurídica do Ministério da Saúde (1985-88); foi Advogado do Serviço Federal de Processamento de Dados-SERPRO (1979-84); foi Oficial de Chancelaria do Ministério das Relações Exteriores (1976-1979), tendo servido na Embaixada do Brasil em Helsinki, Finlândia; foi compositor gráfico do Centro Gráfico do Senado Federal.
        
Paralelamente ao exercício de cargos no serviço público, manteve estreitas ligações com o mundo acadêmico. É Doutor e Mestre em Direito Público pela Universidade de Paris-II (Panthéon-Assas), onde cumpriu extenso programa de doutoramento de 1988 a 1992, o qual resultou na obtenção de três diplomas de pós-graduação. Cumpriu também o programa de Mestrado em Direito e Estado da Universidade de Brasília (1980-82), que lhe valeu o diploma de Especialista em Direito e Estado por essa Universidade.

Fez estudos complementares de idiomas estrangeiros no Brasil, na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Áustria e na Alemanha. É fluente em francês, inglês, alemão e espanhol. Toca piano e violino desde os 16 anos de idade.

É Professor licenciado da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde ensinou as disciplinas de Direito Constitucional e Direito Administrativo. Foi Visiting Scholar (1999-2000) no Human Rights Institute da Columbia University School of Law, New York, e na University of California Los Angeles School of Law (2002-2003).

É assíduo conferencista, tanto no Brasil quanto no exterior. Foi bolsista do CNPq (1988-92), da Ford Foundation (1999-2000) e da Fundação Fullbright (2002-2003).

É autor das obras "La Cour Suprême dans le Système Politique Brésilien", publicada na França em 1994 pela Librairie Générale de Droit et de Jurisprudence (LGDJ), na coleção "Bibliothèque Constitutionnelle et de Science Politique"; "Ação Afirmativa & Princípio Constitucional da Igualdade. O Direito como Instrumento de Transformação Social. A Experiência dos EUA", publicado pela Editora Renovar, Rio de Janeiro, 2001; e de inúmeros artigos de doutrina.

Nasceu em Paracatu, MG, onde fez os estudos primários no Grupo Escolar Dom Serafim Gomes Jardim e no Colégio Estadual Antonio Carlos. Cursou o segundo grau no Colégio Elefante Branco, de Brasília.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

ONU pede ação rápida e coordenada contra nova crise alimentar

ROMA (AFP) – As três agências da ONU responsáveis pelas questões alimentares fizeram nesta terça-feira (4) em Roma um apelo em favor de uma “ação rápida e coordenada em escala internacional” para impedir a repetição da crise alimentar de 2007/2008, causada por uma disparada dos preços.

Em um comunicado conjunto, José Graziano da Silva, diretor geral da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), Kanayo F. Nwanze, presidente da FIDA (Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola) e Ertharin Cousin, diretora do Programa Mundial de Alimentos (PMA), pedem que “as causas profundas da alta dos preços dos alimentos sejam enfrentadas”.

“A situação que reina nos mercados dos alimentos, caracterizada por uma forte alta das cotações de milho, do trigo e da soja, desperta o temor de que se reproduza a crise alimentar de 2007-2008″, afirmam. ”Mas uma intervenção rápida e coordenada em escala internacional pode impedir a repetição”, explicam os três.

“É necessário atuar sem perda de tempo para evitar que o impacto dos preços leve a uma catástrofe que afete dezenas de milhões de pessoas nos próximos meses”, advertem.

Segundo a FAO, o PMA e o FIDA, “os elevados preços dos alimentos são um sintoma, e não a doença. Por isto, a comunidade internacional deve adotar medidas preventivas para impedir as altas excessivas, atuando nas causas profundas que originam estas fortes altas dos preços”, concluem.

Custo do milho no Brasil e no exterior pressiona mercado de carnes

O custo do milho nos mercados nacional e internacional, com a forte alta provocada pela quebra de safra nas principais regiões produtoras do grão que sofreram com a seca este ano, como os Estados Unidos e o Sul do Brasil, tem pressionado fortemente o mercado de carnes. Ao lado da soja (farelo de soja) o produto é a principal matéria-prima para a produção de carne bovina, suína e de aves nos Estados Unidos e de aves e suínos no Brasil.

Fonte: Carta Capital

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Vídeos do debate sobre a ascenção do conservadorismo em São Paulo

A Ascenção Conservadora em São Paulo
 Debate realizado em 28.08.2012, com Marilena Chaui (filósofa), André Singer (cientista político)  e Vladimir Safatle (filósofo), no prédio de Ciências Sociais da USP -FFLCH.






.

Grito dos Excluídos pedirá Estado a serviço de todos

São Paulo. A 18ª edição do Grito dos Excluídos, que ocorrerá de 1º a 7 de setembro em todo o país, irá questionar se o Estado está atendendo ao interesse geral dos cidadãos. Com o lema "Um Estado a Serviço da Nação, que Garanta Direitos de Toda a População", movimentos e pastorais sociais promoverão manifestações, como marchas, romarias, vigílias, panfletagens, e passeatas.
“Se todos somos iguais perante a lei, o Estado deveria garantir isso”, disse dom Guilherme Antonio Werlan, presidente da comissão episcopal Caridade, Justiça e Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). “O Brasil já nasceu um Estado que serve a interesses particulares. E nós temos que mexer na estrutura deste Estado”, acrescentou.
Além do tema principal, o Grito dos Excluídos também abordará a violência contra os jovens, a corrupção, as implicações das obras preparativas para a Copa do Mundo e a construção de barragens na Região Norte do país.
“Nós do Movimento dos Atingidos por Barragens [MAB] estamos discutindo a energia elétrica. Para que se produz energia elétrica no Brasil e para quem? A quem essa energia vai servir? Os benefícios dela serão para o conjunto da população brasileira ou serão para algumas corporações nacionais e internacionais?”, perguntou Iury Charles Paulino, do movimento de Belo Monte.
O Grito dos Excluídos é organizado pela Pastoral Social da CNBB, pela Comissão Pastora da Terra (CPT), e movimentos sociais, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Ameaçados por Barragens (Moab), MAB, pelo Fórum Nacional pela Reforma Agrária e pela Assembleia Popular.
Fonte: Agência Brasil

Bombeiros enviam 30 carros para combater incêndio em favela na zona sul de São Paulo

Um grande incêndio atinge na tarde desta segunda-feira (3) a favela do Buraco Quente, na zona sul de São Paulo. A comunidade fica no bairro do Campo Belo, no cruzamento das ruas Cristóvão Pereira e Xavier Gouveia.

O fogo começou por volta das 15h, e o Corpo de Bombeiros enviou 30 carros ao local. Por enquanto, não há informações sobre vítimas, segundo a corporação.
                                     
                              Renato S. Cerqueira/Futura Press
                                      Fogo destrói os barracos da favela do Buraco Quente, na zona sul de São Paulo
 Fogo destrói os barracos da favela do Buraco Quente, na zona sul de São Paulo

A favela localiza-se a cerca de três quilômetros do Aeroporto de Congonhas que, segundo a Infraero, não sofre consequências de operação em função da fumaça. O aeroporto opera de forma visual desde a sua abertura, às 6h de hoje. A PM acompanha a ocorrência.

Segundo os bombeiros, 79 incêndios em favelas de São Paulo foram registrados em 2011. Em 2008, foram 130 incêndios; em 2009, 122 incêndios; em 2010, 91 incêndios e, em 2011, 79 incêndios. O Corpo de Bombeiros diz que ainda não há estatística sobre a quantidade de incêndios deste ano. Até o dia 14 de agosto, a Defesa Civil registrou 24 grandes incêndios em favelas de São Paulo.

Só nos últimos 20 dias, outros quatro incêndios atingiram favelas em São Paulo. Segundo o Corpo de Bombeiros, entre 2007 e 2011 ocorreram 262 incêndios em favelas da cidade de São Paulo. Na maior parte dos casos, não foi possível determinar a origem do fogo porque os inquéritos policiais não são conclusivos. Os dados fazem parte das informações recebidas pela CPI dos Incêndios em Favelas. (Com informações da Agência Estado.

Fonte: Uol

Vítimas
04 pessoas foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros e 1140 pessoas estão desabrigadas, após o incêndio na favela do Buraco Quente.

Fonte IG